Onde não existir reciprocidade, não se demore.

Resultado de imagem para SENTIMENTO MUTUO

"Mutualidade, qualidade de mútuo. Sentimento recíproco. Base das melhores relações existentes por ai."

Esse título ficou na minha cabeça desde que o li no blog do Iandê Albuquerque. Reciprocidade é quase um sentimento por si só, que mantém viva toda e qualquer relação. Sempre que entro no blog do Iandê e leio essa frase, que intitula o texto de hoje, fico pensando de fato no que ela quer dizer, e no que se aplica ou qual situação de fato se aplicaria. "Onde não existir reciprocidade, não se demore.".

Existem certos tipo de relações que tem uma recíproca, mesmo que singela, daquelas amizades que mesmo tendo contato restrito a faculdade, por exemplo, se mantém de uma forma pura, sincera e carrega confiança. Por outro lado, existem as que você considera razoalvelmente forte, das que mantém contato mais contínuo, sente carinho e faz com que a coisa permaneça, fazendo com que a pessoa continue por perto, por que é algo agradável, e realmente existe sentimento.

Mas, o lado da coisa que quero focar, querido leitor, é quando você faz isso sozinho. Quando você sente que manter a amizade é responsabilidade e preocupação somente tua. Porque quando passamos por situações assim demoramos para enxergar? talvez um pouco de ingenuidade e outro pouco de falta de percepção a realidade. 

Perceba coisas que parecem mais claras quando observadas com atenção. Sabe aquela frase que diz: quem quer dá um jeito. Pois é, ela diz tudo. Você começa a reparar que não ser a primeira opção nem sempre tem que ter uma desculpa. Coisas que não são prioritárias são as que facilmente podem ser descartadas. Mas ai cabe a quem se doa de verdade se afastar ou tentar fazer com que isso não afete?. Olha que não falo se doar somente de forma física, com favores etc, mas de gostar, de querer estar perto, de manter laços simples de amizade.

As vezes consideramos tanto que "forçamos" para estar ali, em determinado lugar, situação ou pessoa. Dá raiva pois sabemos que estamos sendo sinceros, afinal cuidado com amizades é algo importante. No final só existe uma formula, nada mágica, de resolver isso. Não se demore, onde não haverá quem queira estar contigo, quem não faça questão de você, quem não o tenha ao menos algumas vezes como primeira opção. Não por raiva, não se afaste por sentimentos ruins, isso faz mal a nós mesmo, raramente atinge o outro. Mas não se demore porque você não merece. Porque você sabe que tentou cuidar até onde podia. 

Com carinho, sua Lola.






Tags:

Share:

0 comentários